Fundação Uniselva recebe cerca de 70 participantes no Encontro do Colégio de Procuradores do conselho nacional de fundações de apoio

  26/04/2024    

Edição 2024 foi organizada pela fundação, na cidade de Cuiabá

Encerrou nesta quinta-feira, dia 25 de abril, o Encontro do Colégio de Procuradores do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). Nesta edição, a Fundação Uniselva atuou como anfitriã e organizadora, com o apoio do escritório Nelson Wilians Advogados. O evento ocorre todos os anos, reunindo assessores jurídicos das Fundações de Apoio de todo o país. 

Iniciado na quarta-feira, dia 24 de abril, no Hotel Inter Cuiabá, o encontro teve cerca de 70 participantes e convidados, entre eles, o promotor de justiça do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Renee do Ó Souza, o promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), José Marinho Paulo Junior, a contadora e o assistente ministerial do MPMT, Vanessa Lara Teixeira Barbosa e Luiz Felipe Barros Neto, respectivamente. 

Responsável pela fala de abertura, o diretor da Fundação Uniselva e diretor regional do Confies, na região Centro Oeste, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, destacou a importância da atuação das fundações de apoio e satisfação em receber o evento em Cuiabá. 

O primeiro dia de evento também contou com a presença da Pró-Reitora de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso, representando o reitor Evandro Aparecido Soares, Cendyi Aparecida Paes de Barros e da coordenação do Colégio de Procuradores, Marianna Camargo. 

A programação foi iniciada com a participação online do presidente do Confies, professor Antônio Fernando de Souza Queiroz, que abordou sobre as atualizações do PL 1658/2022, referente às fundações de apoio. 

Entre os demais temas estiveram as atualizações do “PL das Fundações”, aspectos de velamento das fundações de apoio, imunidade tributária e tributação de bolsas, questões de bolsa no E-Social, aplicação da Lei 14.133/21, sobre normas gerais licitação e contratações para instituições públicas; e LGPD, integridade e compliance. 

Jantar de abertura com o toque do Mato Grosso

Ao final das conferências do primeiro dia de evento, os participantes foram recebidos num jantar, com cardápio, decoração e apresentações culturais típicos de Mato Grosso. Os presentes puderam celebrar e confraternizar ao som do Siriri, Cururu e Lambadão cuiabano.  

O superintendente da Fundação Uniselva, Carlos Eduardo Guerreiro, à frente da organização desta edição, declarou que o encontro é uma oportunidade de apresentar várias culturas aos participantes. 

“Como anfitriões desta edição, não poderíamos deixar de valorizar e apresentar a cultura cuiabana e mato-grossense. Ficamos felizes com o resultado e acreditamos que as pessoas não esquecerão nossa cidade e estado”, concluiu o gestor.