Inovação e Impacto Social: A Parceria transformadora entre Fundação Uniselva, UFMT e TCE

21/11/2023

Uma Aliança Estratégica para o Fortalecimento da Gestão Pública e educação superior em Mato Grosso

Na cerimônia de posse da nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi apresentada a colaboração significativa e inovadora entre a Fundação Uniselva, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o TCE. Esta parceria é um marco no desenvolvimento de estratégias inovadoras para aprimorar a gestão pública municipal em Mato Grosso é um exemplo de sucesso quando se trata de relações públicas interinstitucionais.

Projeto de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE)

O GPE já impactou 119 municípios. Esta iniciativa, com o apoio de professores e pesquisadores da UFMT, coleta dados e indicadores essenciais para um planejamento municipal eficaz. O programa se baseia em capacidade institucional, desempenho, colaboração e valor público.

O GPE é o projeto de maior relevância social implementado e que melhor coaduna com a nova visão estratégica, que é de fazer a administração pública municipal referência para o Brasil. A partir desse planejamento, que busca desburocratizar processos, reduzir erros e dar efetividade às políticas de desenvolvimento econômico e social dos municípios, os gestores passarão a ter à disposição uma ferramenta com eixos e metas já estabelecidos. Isso resultará em uma administração pública melhor e mais eficiente.

Curso de MBA em Gestão Estratégica

A UFMT, com apoio da Fundação Uniselva, conferiu o título de MBA em Gestão Estratégica a 206 servidores públicos, representando mais de 70 municípios.

A cerimônia de outorga ocorreu no Teatro da UFMT na noite desta terça-feira, 16 de Outubro de 2023 e estiveram presentes no evento o Procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, representando a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, o juiz-auxiliar da Presidência, Jones Gattass Dias, o Coordenador do Curso Professor-doutor Paulo Augusto Ramalho e o Superintendente da Fundação Uniselva, Carlos Eduardo Guerreiro Silva, além de outras autoridades.

Alinhamento com o GPE

O MBA em Gestão Estratégica por Resultados Aplicada à Gestão Pública vai ao encontro da proposta do GPE, que oferece diretrizes para a elaboração de políticas públicas, levando em consideração as especificidades de cada município, uma vez que foi uma oportunidade de formação continuada aos profissionais que atuam justamente no planejamento estratégico.

Impactos e Resultados

A implementação prática dos planos de gestão já é uma realidade em 106 municípios. Destacam-se resultados, como a ampliação da educação infantil e a erradicação da mortalidade infantil em várias localidades. Além disso, observou-se um aumento na arrecadação de impostos e na geração de emprego, refletindo uma gestão mais eficiente e produtiva.

Parceria Estratégica e Suporte Institucional

O TCE-MT, o MPC-MT, a UFMT e a Fundação Uniselva são parceiros em convênio de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que visa a cooperação técnica e científica para desenvolvimento do ações conjuntas em prol de melhorias dos serviços prestados pelo TCE e da missão institucional da Universidade.

Visões e Perspectivas das Lideranças

Na oportunidade, o Secretário de Tecnologias Educacionais da UFMT, professor-doutor Alexandre Martins dos Anjos, fez um breve balanço dos últimos dois anos. “Temos muitas ações com excelentes resultados que têm sido desenvolvidas na perspectiva do ensino, da pesquisa e da extensão. Ao longo de dois anos de parceria, foram mais de 800 ações que envolvem tanto a extensão universitária quanto projeto de pesquisa, capacitações por todo estado, com um impacto de 12 mil pessoas formadas e só foi possível porque temos pessoas de visão, instituições à frente do seu tempo.”

O presidente do TCE José Carlos Novelli também salientou o apoio inconteste da Universidade. “O TCE-MT e a UFMT se uniram para melhorar a qualidade da administração pública de Mato Grosso. Não adiantaria elaborar o mapa estratégico dos municípios sem o conhecimento de uma pessoa que está na ponta. A UFMT patrocinou esse passo inicial. Estou num estado de felicidade total e tenho certeza de que teremos colheitas mais fartas no futuro.”

O reitor da UFMT, professor-doutor Evandro Soares da Silva, também fez questão de enaltecer a parceria com o Tribunal de Contas e falou dos benefícios do Programa e do MBA ora concluído, tanto para o desenvolvimento do Estado quanto para a UFMT. “O TCE está ajudando a traçar o planejamento dos municípios, com a possibilidade de conhecimento e na realidade de cada um, tendo o município como protagonista na formação do projeto estratégico, visando não apenas o curto prazo, fazendo aquilo que a sociedade clama, que é qualidade da gestão pública. O Tribunal mudou o paradigma de julgador e se transformou em um Tribunal pedagógico, que caminha junto com o município e estamos muito felizes em estarmos juntos nessa caminhada. Para a Universidade é muito relevante participar da iniciativa, pois quem ensina também aprende”.

A parceria entre a Fundação Uniselva por meio da Universidade Federal de Mato Grosso e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso são um exemplo de como a colaboração e o conhecimento compartilhado podem transformar a gestão pública, resultando em uma melhoria significativa na qualidade de vida dos cidadãos. Este é apenas o começo de um caminho repleto de inovações e conquistas para os municípios de Mato Grosso.