Conselho Diretor da UFMT aprova Relatório de Gestão 2022 da Uniselva

15/09/2023

O Relatório anual de gestão - 2022 da Fundação Uniselva foi pautado na reunião do Conselho Diretor da UFMT, realizada no dia 15/09, restando aprovado por unanimidade.

O Diretor-geral da Fundação Uniselva, prof. Joanis Tilemahos Zervoudakis e o Superintendente da entidade, Carlos Eduardo Guerreiro apresentaram ao Conselho Diretor da UFMT o Relatório anual de gestão da entidade a convite do Relator, o Conselheiro Marcos Prado de Albuquerque.

O Conselheiro Marcos Prado, destacou o crescimento da Fundação Uniselva e sua importância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Mato Grosso, uma vez que a Fundação presta apoio não só a instituição ao qual está credenciada, a UFMT, como também é autorizada a prestar apoio para o IFMT e a UFR, além de iniciar expansão junto ao IFMS e à UFJS.

Outros destaques do Relatório foi a ampliação das parcerias com o Governo do Estado de Mato Grosso, que já representa o maior volume dos projetos apoiados pela Fundação Uniselva, assim como o fortalecimento da capacidade operacional da Fundação, com a adequação de sistemas de informação, capacitação de pessoal e contratação de novos colaboradores.

Para o ano de 2023, como relatou o Prof. Joanis, Diretor da Fundação, a expectativa é de que a Fundação Uniselva já tenha ultrapassado por completo o período de adequações que acontecem desde a sua nomeação em 2021, que visam a normatização e a profissionalização das atividades desempenhadas pela Fundação Uniselva, visando sistematizar os processos e com isso garantir efetivamente melhor desempenho operacional.

Do ponto de vista de segurança jurídica, foi relatado ao Conselho Diretor a implementação de um programa de integridade, o fortalecimento do Portal da Transparência da Fundação e a validação do Banco Mundial / IBRD - IDA que validou a capacidade da Fundação em operar recursos destinados pela iniciativa.

Durante a reunião, o Superintendente da Fundação Uniselva, Carlos Eduardo Guerreiro sugeriu ao Conselho Diretor a edição de normativo visando simplificar a submissão de projetos da UFMT ao apoio da Fundação que se destinam à realização de eventos, simpósios, semanas acadêmicas dentre outros. A medida, segundo o Superintendente, traria maior efetividade a essas ações, potencializando sua ocorrência e garantindo tratamento condizente a esse tipo de projeto de pequena monta em comparação com os projetos de grande arrecadação.

Outra proposta comentada na reunião pelo Diretor da Fundação, prof. Joanis foi a proposta de regulamentação para destinação de excedentes de pesquisa, através do modelo trazido pela Uniselva em visita a FUNARBE-UFV.

O relator Marcos Prado pediu também ratificou as homenagens prestadas no relatório de gestão da Fundação Uniselva à Professora Sandra Maria Coelho Martins. A Diretoria Executiva da Fundação Uniselva registra seus agradecimentos à Professora Sandra, pela sua dedicação, generosidade, trajetória singular, marcada pela entrega, talento, persistência e trabalho incansável em prol do crescimento e sustentabilidade da Fundação Uniselva.

Por fim, o Presidente do Conselho, Reitor Prof. Evandro Soares da Silva expressou seus agradecimentos à Fundação e a disposição para ampliação do diálogo para revisão e/ou implementação de normativos institucionais que oportunizem o crescimento do ensino, pesquisa, extensão e inovação na UFMT, através do apoio prestado pela Fundação Uniselva.