Fundação Uniselva inicia implementação de programa de integridade

07/07/2023

Medida pretende reduzir riscos e fortalecer a cultura organizacional pautada pela ética, transparência e responsabilidade

Visando dar mais transparência e segurança jurídica, a Fundação Uniselva deu início à implementação de um programa de integridade, cuja execução proporcionará a criação de novos procedimentos, normas e práticas para firmar sua cultura organizacional pautada pela ética e pela responsabilidade.

O programa está sendo executado com apoio da Intélis Consultoria em Compliance e Solução, que utiliza uma metodologia pautada nas diretrizes da Controladoria-Geral da União (CGU) e da ISO 37001 (norma internacional que versa sobre gestão antissuborno). Nesta sexta-feira (07.07) ocorreu a primeira reunião entre a fundação e a empresa contratada.

As fases do programa são: (i) prevenção, (ii) detecção e (iii) correção. De modo geral, serão analisados os riscos de integridade em todos os setores da fundação. Posteriormente, será elaborado o relatório diagnóstico e o plano de ação (documento que contém as medidas necessárias para reduzir os riscos identificados).

Além disso, haverá a etapa de criação e estruturação de políticas de compliance (código ética e de conduta, política anticorrupção, política de doações e patrocínios, entre outras que forem pertinentes para o programa). Será criado ainda um canal de denúncias para atender demandas internas e externas e ofertado treinamentos aos colaboradores sobre as novas normas e procedimentos.

De forma prática, o programa contribuirá para o cumprimento das normas nacionais e estrangeiras, dando mais credibilidade a marca e evitando danos financeiros e reputacionais.

Segundo o superintendente da Fundação Uniselva, Carlos Eduardo Guerreiro, consolidar uma política de integridade na fundação é um plano antigo que está se tornando realidade e que vai contribuir para o corrente processo de profissionalização dos serviços prestados pela entidade, dando mais segurança jurídica e garantindo melhor controle interno dos processos.

“Ter um programa de compliance é indispensável para uma entidade que tem como objetivo primordial realizar a gestão financeira de projetos tão relevantes para a sociedade, como são os projetos apoiados pela Uniselva. Esperamos ter como resultado desse trabalho um robusto sistema de prevenção de riscos, atrelado à eficiência operacional e garantia de maior acreditação à fundação perante os órgãos e entidades financiadoras dos projetos, assim como das comunidades acadêmicas assistidas”, destacou Carlos.