Orquestra Sinfônica abre temporada parabenizando Cuiabá

17/04/2023

Primeira apresentação do ano acontece no dia 23 com Flávio Venturini

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) inicia a temporada 2023 em alto nível. A primeira apresentação do ano, além de celebrar os 304 anos de Cuiabá, contará com um presente à altura da capital mato-grossense: a participação de Flávio Venturini. O espetáculo acontece no dia 23 de abril, a partir das 18h, no Parque das Águas é uma promoção da Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer; e da UFMT, por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev). A entrada será a doação de um quilo de alimento não perecível, a ser entregue no local.

Ambos protagonistas do espetáculo do Parque das Águas dispensam apresentações. Há mais de 40 anos, a Orquestra Sinfônica da UFMT leva o nome de Mato Grosso a diversas partes do Brasil e do mundo. Apostando na diversidade de um repertório erudito, cult e popular, arrebatou grandes públicos e alcançou posto de destaque no cenário musical ao dividir palco com grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Gal Costa, Gilberto Gil, Roupa Nova, Dominguinhos, 14 Bis, Vanguart, Guilherme Arantes,  Daniel, dentre outros.

Com o convidado especial deste espetáculo, Flávio Venturini, a história não é diferente. Clássico e popular, o músico não ficou confinado ao seu ponto de partida, o Clube da Esquina, tampouco ao 14 Bis e Terço, grupos que integrou na década de 1980, e desbrava, desde sempre, novos territórios musicais, seja em melodias próprias, seja em parcerias tão distintas quanto ecléticas com nomes tão distintos, como Guarabira, em “Espanhola”, Renato Russo em “Mais uma vez” e Jorge Vercilo, em “Fênix”.

E o resultado não poderia ser diferente: além de intérprete de suas canções, Flávio Venturini teve canções gravadas e regravadas por outros nomes, como Milton Nascimento, Beto Guedes, Renato Russo, Emilio Santiago, Alcione, Roupa Nova, Tito Madi, André Mehmari, Paulinho Pedra Azul, MPB-4. Já no exterior, suas canções ganharam versões de Pat Metheny, Herbie Hancock, Jane Monheit, Jack Dejonette, Charlie Haden e Michael Brecker.

”A Sinfônica da UFMT valoriza a música nacional, dedicando concertos inteiros para a obra de artistas relevantes do cenário, possibilitando à plateia uma experiência única. Flávio Venturini é um artista completo, um dos mais talentosos da música brasileira. Preparar este espetáculo é um grande prazer, uma energia que, a cada ensaio, se mostra diferenciada. Podemos ouvir uma canção várias vezes, e ela sempre revelará algo novo, que não havíamos percebido antes”, explica o maestro da Orquestra Sinfônica, Fabrício Carvalho.

Além da Prefeitura e da UFMT, a apresentação da Orquestra Sinfônica no Parque das Águas conta com o apoio do Sesc Mato Grosso, Shopping Três Américas e Fundação Uniselva.

SERVIÇO:

Evento: Concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT com Flávio Venturini
Local: Parque das Águas
Data: 23 de abril (domingo)
Ingresso Solidário: Um quilo de alimento não perecível
Realização: Prefeitura de Cuiabá e UFMT
Apoio Cultural: Sesc Mato Grosso, Shopping 3 Américas, Fundação Uniselva

Fonte: UFMT
Leia na íntegra: https://www.ufmt.br/noticias/orquestra-sinfonica-abre-temporada-parabenizando-cuiaba-1681733416#top_page