Novas parcerias ampliam atendimento de animais silvestres

13/04/2023    Willian Gomes/UFMT
Assunto foi debatido em reunião desta quinta-feira, na UFMT

Visando reforçar a parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e a Universidade Federal de Mato grosso (UFMT), representantes das duas entidades reuniram-se na reitoria da UFMT na manhã desta quinta-feira (13) para discutir novos projetos para o Campus de Sinop, ligados ao atendimento e pesquisa com animais silvestres.

“Essa é uma parceria extremamente importante para a Universidade, pois possibilita uma fonte de ensino, pesquisa e extensão muito rica para nossa comunidade”, explica a reitora em exercício da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, e completa: “E também é importante para a Sema, porque desafoga sua responsabilidade de atender os animais silvestres do estado”.

Durante o encontro, foi discutida a formalização de um convênio com o Hospital Veterinário de Sinop, nos moldes do que já existe com o Hospital Veterinário (Hovet) de Cuiabá, e também a criação de um Centro de Vida Selvagem, para ampliar o atendimento de animais silvestres encaminhados para a UFMT de Sinop.

“Já temos vários acordos firmados com a Sema, projetos em andamento com diferentes cursos, com os Hovets, mas especificamente a criação deste Centro começa agora, sendo encaminhado durante as próximas semanas junto à Secretaria, reunindo ambas as equipes relacionadas a área de vida selvagem”, concluiu.

Também participaram da reunião o diretor da Fundação Uniselva, Joanis Tilemahos Zervoudakis; o Pró-reitor do Campus de Sinop, professor Fábio José Lourenço; a Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto Copetti;  a Superintendente de Biodiversidade, Sanny Saggin; e o Coordenador de Fauna da Sema, Éder Toledo.

Fonte: Assessoria UFMT
Leia na íntegra: https://www.ufmt.br/noticias/novas-parcerias-ampliam-atendimento-a-animais-silvestres-1681402079#top_page