Fundação Uniselva participa de reunião para definir atendimento de animais silvestres pelo Hospital Veterinário da UFMT

31/03/2023

Hospital atende anualmente cerca de 350 animais silvestres; parceria irá ampliar atendimento a animais resgatados pela Sema-MT

A Fundação Uniselva se reuniu na tarde desta sexta-feira (31.03) com representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para alinhar o início dos atendimentos de animais silvestres pelo Hospital Veterinário da Instituição de Ensino.

A parceria entre as instituições ofertará atendimentos de média e alta complexidade para animais que foram resgatados pela Sema-MT, realizando consultas, tratamentos clínicos e cirurgias. O investimento no projeto é de R$ 400 mil.

De acordo com a UFMT, a média de atendimentos de animais silvestres pelo Hospital é de aproximadamente 350 das mais variadas espécies entre aves, répteis e mamíferos. O Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS), antigo zoológico,  atua em conjunto com o hospital dando continuidade aos protocolos de atendimento e tratamento destes animais após serem estabilizados clinicamente, mantidos em internamento e acompanhamento médico veterinário no CEMPAS, até sua alta clínica.

Além do diretor-geral da Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, também estiveram presentes o superintendente da fundação, Carlos Eduardo Guerreiro Silva, a coordenadora do Núcleo de Captação de Projetos, Janaína Queiroz das Neves e o gerente de projetos, Álvaro Santana.

Da UFMT, estiveram presentes a coordenadora do Cempas, Sandra Helena Ramiro Corrêa, o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária, Kledir Anderson Hofstaetter e o professor da Faculdade de Medicina Veterinária, Richard de Campos Pacheco. Da Sema, estiveram presentes representantes da Superintendência de Mudanças Climáticas e Biodiversidade e do Departamento de Gestão de Parcerias.

comunicacao@uniselva.org.br