Janeiro Branco: Fundação Uniselva reitera a importância do auxílio à saúde mental

10/01/2023

Em alusão à campanha nacional Janeiro Branco, reiteramos a importância da promoção da saúde mental com o debate em relação às doenças como depressão, transtornos de ansiedade e estresse. Profissionais de saúde alertam para o aumento exponencial de casos, evidenciando o risco de uma população emocionalmente instável por meses e até anos.

A questão que motivou a criação da campanha é bem simples (mas também muito séria): as pessoas estão adoecendo em quantidade e ritmo preocupantes. Antes da pandemia, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) já apontavam o Brasil como o maior em número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno.

A campanha Janeiro Branco acontece no Brasil desde 2014 e coloca em foco temas como saúde emocional e harmonia nas relações, promovendo a prevenção de doenças mentais e emocionais.

O Janeiro Branco convida todos a pensarem em suas vidas pessoais e profissionais, e na qualidade de seus relacionamentos, gerando reflexões sobre a importância da promoção da saúde mental.

Janeiro branco é uma campanha que estimula a conscientização para cuidados com a saúde mental e emocional, idealizada para o primeiro mês do ano a fim de aproveitar que esse é o período em que se associa ao recomeço, vez que há o planejamento com o intuito de repensar relações sociais, emoções e decisões.

A cor branca faz a relação com uma folha ou tela em branco, em referência que à possibilidade de escrever, desenhar a vida da maneira que preferir. Promover debates relacionados à saúde mental e autocuidado quebra tabus e encoraja a buscar ajuda de profissionais da saúde e, como resultado, acaba por prestar mais atenção em cada um.

A campanha surgiu em janeiro de 2014, quando psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, foram às ruas, instituições e mídias da cidade para falar e dar destaque para assuntos voltados à saúde mental e qualidade emocional.

Auxílio

Estar atento aos sintomas é importantíssimo. Tristeza e medo são emoções básicas e fazem parte da vida de todas as pessoas e quando e quando ocupam a maior parte do dia e são acompanhados como alterações no apetite, sono, falta de energia, depressão, transtornos de ansiedade, estresse e outros sinais, é o momento de acionar a intervenção um profissional.

Como posso ajudar:

– Informar-se sobre o assunto;

– Indique o endereço de um CAPS – Centro de Atenção Psicossocial em sua cidade;

– Transmita uma mensagem sobre o problema;

– Converse, sobre o que você está sentindo, com alguém em que você confia;

– Grave um áudio ou um vídeo para as pessoas, auxiliando na prevenção sobre o sofrimento mental;

– Formule uma mensagem positiva sobre como lidar com sofrimento mental;

– Divulgue as políticas públicas para promoção de saúde mental.

Por fim, vale ressaltar a relevância de campanhas preventivas e informativas como a do Janeiro Branco para a proteção da saúde mental. Mediante isso, se precisar de ajuda, não tenha vergonha de procurar atenção especializada em saúde mental.

Cuide da sua saúde mental ela também precisa de atenção!

comunicacao@uniselva.org.br