A Fundação Uniselva firma parceria com a FAPEU/UFSC

21/11/2022

A Fundação Uniselva firma parceria com a FAPEU/UFSC – Fundação de Aparo a Pesquisa e Extensão Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, para a cessão de uso do sistema de controle de custo e apuração de despesas operacionais e administrativas (DOA) desenvolvimento pela entidade, intitulado REDOA – Ressarcimento de Despesas Operacionais e Administrativas.

O REDOA consiste em uma metodologia de custeio híbrido destinado a composição dos custos administrativos e sua distribuição entre os projetos administrativos pela Fundação de Apoio, que visa garantir retribuição sistematizada e justa a entidade, atendendo as diretrizes dos órgãos de controle. O Gerente Administrativo e Financeiro da FAPEU reforça que o REDOA tem reconhecimento nacional, já foi apresentado no Congresso Nacional de Engenharia de Produção, publicado na Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL e vencedor do Prêmio Boas Práticas de Gestão do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – CONFIES.

Segundo Alvaro Santana, Analista de Negócios da Fundação Uniselva, responsável pela implantação do sistema, para finalizar a REDOA-UNISELVA foi necessário realizar levantamento de todas as atividades da Fundação e seus respectivos custos estimados para estabelecer uma matriz orçamentária, capaz de refletir o custo gerado no gerenciamento de cada projeto submeti do ao apoio da Fundação Uniselva, com base nas especificidades de suas operações.

Para o Diretor-geral da Fundação Uniselva, Professor Dr. Joanis Tilemahos Zervoudakis, a REDOA-UNISELVA representa um importante passo dado pela entidade ao encontro do profissionalismo e integridade as operações e trará transparência e impessoalidade no estabelecimento da DOA que a fonte de custeio do funcionamento da Fundação.

A REDOA-UNISELVA emitirá um demonstrativo obrigatório à composição dos processos de formalização de projetos, justificando o valor cobrado pela Fundação para realizar a gestão administrativa e financeira de que trata a Lei nº 8.958/94. Segundo a legislação vigente, a DOA pode corresponder ao valor de até 20% do valor total do projeto gerenciado.