CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

09/11/2022

Novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata e faz um alerta a todos os homens: cuidar da saúde é fundamental. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata são esperados em 2022. Em 2021, 16.055 homens morreram em consequência da doença.

Para alertar os homens sobre a importância e os cuidados com a saúde de uma forma geral, a Fundação Uniselva, apoia mais um ano a campanha Novembro Azul, que traz a mensagem aproveitando o ensejo da Copa do Mundo e do Futebol: “Faça um GOLAÇO cuidando da sua saúde.”.

Conscientização do público

Ao longo de novembro, a ação foca sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, divulgando informações para o público interno e externo através das redes sociais e está programado para o final do mês uma pequena palestra para reforçar sobre o assunto ao público interno.

Principais riscos

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apesar de poder atingir qualquer homem, os principais fatores de risco da doença são: idade (é um câncer raro antes dos 40 anos e aumenta com o envelhecimento); histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio; homens de raça negra; obesidade. Os exames iniciais para detecção precoce do câncer de próstata compreendem a dosagem de PSA e o toque retal.