Setembro Amarelo | Comunicar Salva Vidas

01/09/2022

Setembro é o mês em que ocorre a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial da Prevenção.

Na Fundação Uniselva, o tema será tratado ao longo do mês com palestras, postagem nas redes sociais e ações internas, a ação é organizada pelo RH da Instituição e terá como mote principal “Comunicar salva vidas!”.

Quando compreendermos nossas emoções e nos conhecemos melhor, aprendemos também a lidar melhor com nossas questões e nos expressar de forma saudável.
Durante este mês fiquem atentos as nossas redes sociais, se informe e ajude o próximo ??

História

A campanha conhecida como “Setembro Amarelo” foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Por se tratar de um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado, a campanha tem sido apoiada por diversas instituições.

Dados

A cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida. No mundo, acontece um suicídio a cada 40 segundos: um milhão de vidas que poderiam ser salvas com a abordagem e acolhimento adequados ainda nos primeiros sinais de alerta. A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que pelo menos nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas com educação e campanhas de prevenção. Durante este mês fiquem atentos as nossas redes sociais, se informe e ajude o próximo.

comunicacao@uniselva.org.br