Eventos aproximam pesquisas de ponta e produtores

16/05/2022

Com apoio da Fundação Uniselva, o AgriSciences – Programa Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Sinop – promoveu, em Juara, região norte do estado, dois eventos que reuniram diferentes atores do agronegócio, como produtores rurais, técnicos, pesquisadores, profissionais, estudantes, empresários e representantes de empresas do setor, para uma aproximação com o que há de mais moderno na produção científica e tecnológica aplicada à produção agropecuária.

O 4º Encontro Técnico de Atualização foi realizado entre os dias 11 e 13 de maio, no Centro Cultural Savoine. E o Dia de Campo da 4ª Vitrine Tecnológica Agrícola aconteceu no dia 14, na Unidade Demonstrativa Noroeste do AgriSciences, localizada na Fazenda Santa Sofia.

Ambos os eventos tiveram como tema central as “Atualidades na integração de sistemas de cultivo e criação na Amazônia Mato-Grossense”.

“Vemos um evento com perfil extensionista muito forte, pois aproxima diferentes partes interessadas da nossa Instituição, sendo um evento fundamental nesse contexto de uma universidade para a sociedade”, disse o pró-reitor de Ensino de Pós-graduação Jackson Antonio Lamounier Camargos Resende, representando o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, na ocasião.

A programação contou com palestras sobre manejo de pastagens, sistemas integrados de produção, semeadoras de plantio direto de alta tecnologia e mais. “Nosso objetivo é aproximar produtores, profissionais, jovens e crianças do conhecimento acadêmico, da inovação tecnológica e da produção científica. É a universidade exercendo sua função”, afirmou o coordenador do AgriSciences e dos eventos, professor Daniel Carneiro de Abreu.

“Para a pesquisa essa é uma interação extremamente importante, pois vemos que aquilo que produzimos de conhecimento na academia gera frutos, gera resultados para a sociedade e essa é a nossa perspectiva da produção científica na UFMT”, concluiu o Pró-reitor de Pesquisa, Leandro Batirolla.

Também foram parceiros na realização dos eventos o programa REM-MT (REDD Early Movers Mato Grosso), o Projeto Rural Sustentável – Cerrado, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e das universidades de Minnesota e Estadual de Ohio, dos Estados Unidos.

Confira a cobertura completa dos eventos nas redes sociais do AgriSciences (Instagram & Facebook).

Outras informações sobre o Programa pelo siteWhatsApp Business ou e-mail institucional "agrisciences@ufmt.br".

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva (Com informações da Secomm-UFMT)