Com apoio da Fundação Uniselva, UFMT elabora plano integrado das bacias hidrográficas Alto Paraguai Médio e Alto Paraguai Superior

06/05/2022

Entregues à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) os produtos finais do projeto de extensão Planejamento e Gerenciamento de Bacias Hidrográficas, responsável por elaborar um Plano Integrado de Recursos Hídricos das Unidades de Planejamento e Gerenciamento (UPGs) Alto Paraguai Médio (UPG P2) e Alto Paraguai Superior (UPG P3).

As UPGs P2 e P3 estão localizadas na porção sudoeste do estado e abrangem, total ou parcialmente, os municípios de Nova Olímpia, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Porto Estrela, Cáceres, Lambari D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Denise, Diamantino, Alto Paraguai, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Rosário Oeste, Mirassol D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento e Nortelândia.

O projeto decorre de um Termo de Colaboração firmado entre a Sema-MT e a Fundação Uniselva, em novembro de 2017, para desenvolvimento de estudos e ações pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Cuiabá.

Sob coordenação-geral da professora Luciana Sanches, o projeto envolveu diversos docentes da UFMT, estudantes da graduação e da pós-graduação, engenheiros sanitaristas e ambientais, consultores técnicos, equipe técnica da Sema-MT e outros colaboradores.

Os produtos finais são compostos por seis relatórios, cujas capas estão dispostas na imagem abaixo, que totalizam mais de 1,2 mil páginas, e incluem diagnóstico, prognóstico e enquadramento consolidado das UPGs P2 e P3, bem como o cenário da situação dos recursos hídricos da região. Ainda um plano de ações, acompanhado de manual operativo, com a apresentação das estratégias e medidas para efetivação das propostas, além de um banco de dados com informações da oferta hídrica.

Os trabalhos estão em consonância com as leis federal nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, e a estadual nº 11.088, de 9 de março de 2020, que trata da Política Estadual de Recursos Hídricos.

De posse dos documentos e ferramentas, o Governo de Mato Grosso poderá  assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos e promover a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável.

Também fomentar a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais e, por fim, incentivar e promover a captação, a preservação e o aproveitamento de águas pluviais.