Reunião com Prefeito Mariano Kolankiewicz abre portas para expansão da UFMT e Uniselva no Médio Araguaia

02/10/2023    Luiz Carlos Sayão

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Uniselva, deu um passo significativo em direção à expansão de sua presença na região do Médio Araguaia. Na manhã desta segunda-feira (2), a UFMT recebeu o prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz Filho, em uma reunião estratégica realizada na reitoria da instituição. O principal objetivo do encontro foi discutir a implementação de novos cursos e a ampliação de vagas no polo de Educação à Distância (EAD).

"Água Boa é um município em constante crescimento e, portanto, precisa capacitar e qualificar sua população para aproveitar plenamente esse desenvolvimento, especialmente com a perspectiva da chegada da ferrovia no futuro. Nesse contexto, a UFMT, com sua missão de apoiar o desenvolvimento de todo o estado, está à disposição para construir uma oferta de educação superior de qualidade que a cidade precisa para continuar progredindo", destacou o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva.

O primeiro contato entre o município de Água Boa e a UFMT foi intermediado pela Fundação Uniselva, e agora, o próximo passo é identificar as áreas de formação prioritárias para a cidade, levando em consideração a demanda dos setores público e privado da região. Em contrapartida, o município se comprometeu a disponibilizar um prédio de aproximadamente 500m² para a instalação de um laboratório que servirá como polo para os cursos.

"Água Boa demonstra um grande interesse em ter a presença mais ativa da UFMT, e acreditamos que isso pode ser realizado por meio de cursos de curta duração, cursos na modalidade EAD e a expansão do polo da Universidade Aberta do Brasil. Dessa forma, a UFMT se tornaria uma peça fundamental no crescimento da cidade e, consequentemente, do estado como um todo", afirmou o Diretor da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis.

O prefeito Mariano Kolankiewicz também destacou a importância da parceria com a UFMT: "Reconhecemos a relevância da UFMT em Mato Grosso e o trabalho que a instituição realiza em todo o estado. Por esse motivo, buscamos estabelecer parcerias que qualifiquem e preparem nossa população para o crescimento que estamos experimentando. Sabemos que essa demanda não se limita apenas a Água Boa, mas abrange toda a região, e a melhor maneira de atendê-la é através dessa colaboração com a Universidade Federal."

Além do reitor e do prefeito, participaram da reunião os pró-reitores de Planejamento, Professor Roberto Perillo Barbosa da Silva; e de Cultura, Extensão e Vivência, Maestro Fabrício Carvalho; bem como o secretário de Tecnologia Educacional, Professor Alexandre Martins dos Anjos.

A Fundação Uniselva e a UFMT estão ansiosas para contribuir com o desenvolvimento educacional e socioeconômico de Água Boa e região, promovendo oportunidades de educação superior acessíveis e de qualidade.

Para mais informações e atualizações sobre essa colaboração promissora, continue acompanhando o site da Fundação Uniselva.