Fundação Uniselva e Parceiros Capacitam Agentes Municipais para um Futuro Estratégico

26/09/2023

Oficina promovida em parceria com UFMT, TCE-MT e Ministério Público de Contas fortalece o planejamento estratégico na administração pública.

Prefeitos, secretários e técnicos municipais de 22 municípios de Mato Grosso participaram de uma iniciativa educacional pioneira promovida pela Fundação Uniselva em colaboração com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Ministério Público de Contas. O evento ocorreu na renomada Escola de Contas do TCE-MT como parte do Programa de Gerenciamento de Planejamento Estratégico (GPE), uma parceria institucional destinada a introduzir uma cultura de planejamento sólido na administração pública.

Durante a oficina, os participantes foram equipados com as ferramentas essenciais para a elaboração da identidade organizacional, estabelecimento de objetivos, criação de mapas estratégicos e o alinhamento de indicadores fundamentais. Além disso, eles tiveram a oportunidade de se familiarizar com o sistema informatizado do GPE, uma plataforma inovadora que promove a eficiência no gerenciamento estratégico.

O professor Paulo Ramalho, um dos facilitadores da oficina, destacou a importância dessas formações para os agentes municipais: "Com essa formação, buscamos transferir ferramentas para que os agentes municipais consigam olhar para frente, diagnosticar seu estado atual e propor caminhos para a tomada de decisão institucional."

É fundamental notar que essa colaboração transcende os limites da universidade, implementando práticas que têm um impacto direto na entrega de políticas públicas eficazes. O comprometimento da UFMT em contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais é evidente pela participação ativa dos professores dos cursos de administração e economia da UFMT: Edson Aro, José Jaconias, Kelly Pellizari, Leidimar Cândida, Vergílio Sogabe, Felipe Oliveira e Leonela Silva.

Além disso, o planejamento estratégico não é apenas uma ferramenta, mas também um motor de inovação. A construção do plano estratégico municipal para gerenciamento de resultados é coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico dos Jurisdicionados do TCE-MT, em parceria com os professores da UFMT que participam do convênio institucional na área de Inovação Educacional e Tecnológica aplicada ao planejamento estratégico na gestão pública.

O GPE já está presente em 118 municípios de Mato Grosso, estabelecendo metas para a criação de políticas públicas em áreas vitais, como saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social. Em colaboração com a UFMT, o TCE realiza diagnósticos detalhados sobre a situação dos órgãos municipais, fornecendo suporte valioso para prefeitos e secretários municipais na implementação das melhores soluções para seus cidadãos.

O evento contou com a participação ilustre do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, do secretário de Planejamento, Integração e Coordenação do TCE-MT, Adjair Roque de Arruda, e do coordenador do GPE, Volmir Manhabosco, bem como do Secretário de Ciência e Tecnologia da UFMT, Professor Alexandre dos Anjos.

A Fundação Uniselva celebra a colaboração bem-sucedida entre instituições comprometidas com o aprimoramento da gestão pública e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Juntos, estamos construindo um futuro mais promissor para nossa comunidade.