Parceria Internacional leva fundação a Lima no Peru

05/09/2023

Criada sob a coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Rede ELLAS (Equality in Leadership for Latin American STEM) de Cooperação Internacional entre Brasil, Bolívia e Peru. Esta iniciativa tem como objetivo ampliar o campo de estudos na América Latina através da execução do Projeto "Dados abertos da América Latina para políticas de igualdade de gênero com foco na liderança em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM)".

O Projeto, financiado pelo International Development Research Center (IDRC) do Canadá e gerenciado pela Fundação Uniselva, prevê a criação de uma plataforma de dados abertos governamentais conectados, abordando temas como gênero, liderança e políticas públicas na área de STEM. Essa plataforma estará disponível em três idiomas.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Cristiano Maciel, o ELLAS é um grupo de pesquisa internacional que foi contemplado por um edital de financiamento do IDRC. Essa conquista resultou em um termo de cooperação entre oito instituições renomadas. A UFMT e a UNISELVA são responsáveis pela execução do projeto e coordenação da equipe, composta por mais de 30 participantes localizados no Brasil, Peru e Bolívia.

O objetivo central desse projeto é coletar dados sobre a participação feminina na área de STEM na América Latina e disponibilizá-los publicamente de forma livre. Iniciado em 2022, o projeto tem previsão de continuidade até 2025. A Fundação Uniselva desempenha um papel fundamental no gerenciamento de contratações e aquisições nos três países, garantindo a viabilidade da pesquisa.

Nesse contexto, foi organizada uma viagem até Lima, no Peru, com o objetivo de reunir presencialmente a equipe do projeto e alinhar os próximos passos. Essa será a segunda reunião realizada pelo projeto, sendo que a primeira ocorreu em Cuiabá. Durante os três dias de reunião, no segundo dia, o coordenador terá a oportunidade de apresentar aos participantes o relatório financeiro do primeiro ano, bem como da primeira metade de 2023, que já foram submetidos e aprovados pelo financiador.

comunicacao@uniselva.org.br