Descubra as tendências mais recentes da contabilidade no II CONCIC - Congresso Imperdível para Contadores

10/08/2023

O II CONCIC - Congresso de Ciências Contábeis é um evento promovido pelo Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso, com o objetivo de incentivar e debater a Ciência Contábil no meio acadêmico e profissional. A temática escolhida para a edição de 2023 é "Contabilidade, Finanças e Sustentabilidade". Essa será a segunda edição do CONCIC, sendo que a primeira ocorreu em 2019, e a intenção é que o congresso seja realizado a cada dois anos, na cidade de Cuiabá/MT.

O congresso abordará diversas áreas temáticas, que incluem a Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade, Auditoria e Perícia, Contabilidade Financeira, Finanças e Mercado de Capitais, Contabilidade Gerencial, Custos e Educação e Pesquisa em Contabilidade, e Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Terceiro Setor.

A área temática de Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade engloba pesquisas relacionadas às práticas sociais, ambientais e sustentáveis das organizações, bem como seus impactos na sociedade. Alguns temas que podem ser abordados são práticas ESG (Environmental, Social, and Governance), custos ambientais, balanço social, demonstração do valor adicionado e sustentabilidade.

Já a área temática de Auditoria e Perícia abrange pesquisas relacionadas à auditoria e perícia contábil, aplicadas em diferentes contextos contábeis. Alguns temas que podem ser abordados são auditoria interna e externa, normas de auditoria, detecção de fraudes e erros, mediação e arbitragem, e educação profissional continuada para auditores e peritos.

A área temática de Contabilidade Financeira, Finanças e Mercado de Capitais engloba pesquisas relacionadas aos procedimentos de mensuração, reconhecimento e divulgação das informações contábeis, bem como sua relevância para o processo decisório dos usuários externos. Alguns temas que podem ser abordados são contabilidade societária, qualidade da informação contábil, valuation, agronegócio, contabilidade tributária e gestão de riscos.

A área temática de Contabilidade Gerencial, Custos e Educação e Pesquisa em Contabilidade abrange pesquisas relacionadas aos processos de planejamento, controle de custos, gestão das informações contábeis e ensino-aprendizagem em Ciências Contábeis. Alguns temas que podem ser abordados são contabilidade gerencial, análise de custos, controle orçamentário, tecnologia e sistemas de informação, métodos e práticas de ensino, e qualidade da educação e formação.

Por fim, a área temática de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Terceiro Setor abrange pesquisas relacionadas ao orçamento, contabilização e divulgação de informações do setor público e práticas contábeis do terceiro setor. Alguns temas que podem ser abordados são a relevância da informação contábil para políticas públicas, contabilidade governamental, auditoria pública e prestação de contas no terceiro setor.

O II CONCIC busca, assim, promover a discussão e o conhecimento sobre a Contabilidade e suas diversas aplicações, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e profissional nessa área.