AGOSTO LILÁS: Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher

04/08/2023

O mês de agosto é marcado pelo movimento Agosto Lilás, que faz referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada em 7 de agosto de 2006, e que completa 17 anos neste ano. Esse movimento tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência doméstica e familiar. A Fundação Uniselva apoia essa causa e se une a diversas cidades ao redor do mundo para colorir o mês de lilás.

A violência doméstica é considerada uma doença social, e cabe não apenas ao poder público, mas também à sociedade como um todo, tratar e mudar essa realidade. Para isso, é necessário que cada um de nós esteja aberto a encarar essa realidade e se informar sobre o assunto. A mudança pode começar dentro dos nossos próprios lares, uma vez que as estatísticas mostram que a violência é mais comum dentro de casa e muitas vezes acaba sendo silenciada.

É importante ressaltar que existem diversos tipos de violência, além da física, como a moral, a patrimonial, a sexual e a psicológica. É fundamental que as vítimas saibam que existem canais de apoio disponíveis, como a Central de Atendimento à Mulher, cujo número é 180. Esse canal oferece registros de denúncias, orientações para vítimas e informações sobre leis e campanhas.

Além disso, é importante lembrar que a rede de apoio é fundamental em casos de violência doméstica. A Fundação Uniselva oferece uma importante ferramenta nesse combate, que é a ajuda psicológica. Caso esteja vivenciando situações de risco, você pode contar com a Psicologia Viva, um canal que pode te auxiliar nesse processo. Sua saúde mental é importante e seu bem-estar é fundamental.

O movimento Agosto Lilás nos lembra que, quanto mais falamos sobre violência doméstica, mais mulheres podem ser salvas. A Fundação Uniselva apoia essa causa e se une a essa luta.

comunicacao@uniselva.org.br