Diretor geral da Fundação Uniselva participa da 2ª Reunião Ordinária do FORPLAD – 2023

03/08/2023    Ascom/UFMT

A 2ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) começou na tarde de quarta-feira (2), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá.

O Forplad reúne gestores de todo o Brasil e tem como objetivo principal estudar e propor soluções para os problemas relacionados às áreas de planejamento e administração. O evento irá ocorrer até sexta-feira (4).

Durante o evento, o diretor geral da Fundação Uniselva, Joanis Tilemahos, destacou a importância do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento no debate sobre questões relacionadas à gestão e ao planejamento administrativo das universidades federais. Ele ressaltou o papel da Uniselva como uma fundação de apoio, que atualmente apoia instituições de ensino superior no Estado do Mato Grosso, por meio dos polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e das instituições apoiadas, UFR, UFMT e IFMT, auxiliando principalmente no desenvolvimento institucional dessas instituições.

É importante lembrar que Joanis Tilemahos é diretor efetivo do CONFIES (Conselho das Fundações de Apoio) e ressaltou o papel fundamental das fundações vinculadas a essa entidade. São 99 fundações vinculadas ao CONFIES que desempenham um papel importante na captação de recursos para as ICTs (Instituições Científicas e Tecnológicas). No ano de 2022, essas fundações viabilizaram cerca de 27 mil projetos e apoiaram aproximadamente 285 ICTs, resultando em um repasse de cerca de 8,9 bilhões de reais para as instituições de ensino superior.

Esse repasse de recursos, no valor de aproximadamente 8,9 bilhões de reais, foi efetivado no ano de 2022. Esse montante foi fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento das ICTs e das instituições de ensino superior de todo o país. A colaboração entre as fundações de apoio, as ICTs e as instituições de ensino superior é essencial para impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento científico e tecnológico, e contribuir para o progresso do país em sua totalidade.

comunicacao@uniselva.org.br