Reunião com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para apresentação de proposta de regulamentação da venda de excedente de pesquisa

02/08/2023

Na última terça-feira (01/07), ocorreu uma reunião de extrema importância na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O objetivo desse encontro foi apresentar ao reitor da instituição uma proposta de regulamentação da venda de excedentes de pesquisa.

Estiveram presentes na reunião a equipe da Fundação Uniselva, composta pelo Prof. Dr. Joanis Tilemahos, diretor da Fundação, Carlos Eduardo Guerreiro, superintendente da Uniselva, e Álvaro, gerente de projetos da organização.

A proposta de resolução apresentada pela equipe da Fundação Uniselva foi elaborada depois de benchmarking realizado entre a Fundação e demais instituições de educação, ciência e tecnologia, em especial com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a FUNARBE, entidades com quem a Fundação Uniselva possui histórico de parceiras.

A proposta visa estabelecer diretrizes claras e transparentes para a venda do excedente de pesquisas desenvolvidas na universidade. Com isso, pretende-se otimizar os recursos e promover a sustentabilidade financeira desses projetos através da regular destinação de seus excedentes.

Durante a reunião, foram discutidos diversos aspectos relacionados à proposta, como a formalização desses projetos que poderão ter seus excedentes vendidos e a destinação dos recursos arrecadados.

O professor Joanis Tilemahos ressaltou a importância dessa iniciativa para a UFMT. Segundo ele, a venda do excedente de pesquisa pode representar uma fonte adicional de recursos para a pesquisa na UFMT e vai contribuir para o fortalecimento das atividades acadêmicas e científicas.

O reitor da UFMT, por sua vez, demonstrou interesse pela proposta e se comprometeu a avaliar cuidadosamente todas as questões levantadas durante a reunião.

A Fundação Uniselva está empenhada em contribuir para o desenvolvimento e o avanço da universidade, apostando na eficiência da pesquisa e inovação como pilares fundamentais nesse processo.