Com apoio da Uniselva, UFMT e TRT celebram parceria que irá fornecer mestrado para magistrados

10/07/2023    Willian Gomes/UFMT

O empenho da Escola Judicial do TRT-23, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Fundação Uniselva resultou na assinatura, nesta sexta-feira (7), de uma parceria para viabilizar 10 vagas de mestrado para magistrados e servidores. Trata-se do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da história do Tribunal.

A conquista foi celebrada pela diretora da Escola, desembargadora Eliney Veloso. “A Ejud-23 está entregando essa oportunidade para que nosso corpo de magistrados e servidores tenham mais essa formação no currículo e incrementem seu conhecimento, que vai redundar em uma melhoria no trabalho de excelência que já vem sendo realizado pelo nosso Tribunal”.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, Marcelo Theodoro, explica que a universidade vai realizar um processo seletivo célere ainda neste mês de julho. Serão contemplados cinco magistrados e cinco servidores para cursar o mestrado, cuja duração é de dois anos. “É o primeiro convênio dessa natureza que o nosso programa de pós-graduação faz e tem uma importância significativa, não só capacitar na temática de direitos humanos e direitos fundamentais, mas também nessa vivência da academia. Acho fundamental que isso aconteça e estamos muito felizes”, avaliou.

A assinatura da parceria após quase um ano de trabalho também foi comemorada pelo reitor da UFMT, Evandro Soares. “Este é um passo significativo para o desenvolvimento de Mato Grosso. Ambas as instituições têm uma função social e nada mais adequado que a UFMT contribua com outra instituição pública e, assim, possamos avançar a passos largos”.

A realização do mestrado é um passo importante na formação profissional de qualquer pessoa. É o que destaca o juiz do trabalho Aguinaldo Locatelli, que concluiu em maio deste ano a pós-graduação. “Isso é um sonho. É muito importante porque, na academia, a gente faz uma imersão na ciência jurídica e isso nos qualifica e qualifica nossas decisões. Estou na magistratura há 23 anos e sempre se cogitou trazer um mestrado para magistrados e servidores. Com essa parceria, ganha o Tribunal, ganham magistrados e servidores e, principalmente, ganha a sociedade, que vai ter decisões mais qualificadas e justas”.

Também participaram da assinatura o vice-diretor da Ejud-23, juiz Ediandro Martins e o pró-reitor de pós-graduação da UFMT, Jackson Resende.

Fonte: Sinara Alvares/TRT 23