Proficiência - novo edital do exame amplia atendimento

20/09/2019    Arte: Kenny Kendy/Assessoria de Comunicação-Fundação Uniselva.
Com novo nome, foi publicado nesta sexta-feira (20), o edital da quarta e última edição deste ano do agora denominado Exame de Proficiência e Línguas Estrangeiras e Adicionais.

A alteração, resultante de uma nova demanda no âmbito das pós-graduações, também amplia o público que pode prestar a prova, que é realizada pelo Instituto de Linguagens (IL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Cuiabá.

Dentro desta nova significação, também serão contemplados candidatos cujas especificidades não eram contempladas antes, tais como, estudantes indígenas, surdos (ou com algum nível de surdez), além dos candidatos habitualmente inscritos como aqueles cuja língua materna não é o português (os estrangeiros) e os brasileiros que querem atestar a proficiência em Inglês, Francês ou Espanhol.

A coordenação do exame ratifica que continuará atendendo às demandas anteriores, cujos candidatos se inscrevem para atestar a proficiência em Inglês, Espanhol e Francês em diversas áreas de conhecimento e que, com essa mudança, a ideia é atender melhor a comunidade acadêmica e científica.

As provas serão elaboradas em espanhol (para Ciências Biomédicas e Agrárias e Ciências Humanas e Sociais), inglês (Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Agrárias, Ciências Exatas e Ciências Humanas e Sociais), francês (Ciências Humanas e Sociais) e português como língua adicional (Ciências Humanas e Sociais).

As inscrições serão realizadas entre às 9h do dia 7 de outubro às 16h do dia 27 do mesmo mês no site da Fundação Uniselva.

A relação final de inscritos e os locais de prova serão divulgados no dia 6 de novembro de 2019 e a prova será realizada em 10 de novembro, a partir das 8h nos câmpus da capital, de Rondonópolis, Sinop e do Araguaia (unidade Barra do Garças).

O resultado final será publicado em 04 de dezembro.

Isenção

O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição será do dia 30 de setembro a 1º de outubro de 2019.

Podem solicitar alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFMT e inscritos nos Programas de Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae) que não tenham sido contemplados com a isenção do pagamento da taxa em provas anteriores; servidores que também não tenham sido contemplados em provas anteriores.

Os interessados deverão fazer a solicitação junto à Coordenação do Exame de Proficiência por meio de abertura de processo do tipo "IL - Exame de Proficiência: Isenção de taxa de inscrição" via Sei (Sistema Eletrônico de Informações).

O processo deverá ser instruído com o formulário de solicitação de isenção, anexo do edital, devidamente preenchido, assinado e digitalizado, contendo a declaração que atende às condições estabelecidas; declaração atualizada e devidamente assinada pela Prae, quando for o caso; e histórico funcional atualizado, também quando for o caso.

Assessoria de Comunicação | Fundação Uniselva (Com informações da Secomm-UFMT)
comunicacao@uniselva.org.br