Centro de Pesquisa Multiusuário do Campus Araguaia realiza análises de ponta

  03/07/2025    

Por Brás Rubson para Uniselva Informa

Criado em 2016 por iniciativa de professores pesquisadores de quatro áreas diferentes, por meio de edital da Finep, o Centro de Pesquisa Multiusuário do Campus Araguaia (CPMUA) tem expandido suas atividades oferendo análises científicas de ponta, que até então só eram realizadas nos grandes centros do país.

Em 2020, o CPMUA, inicialmente constituído pelas áreas de agronomia, bioensaios, ciências de materiais e a área de ambiental, foi integrado à estrutura do Campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso, ampliando o leque de sua prestação de serviços.   

Além de atender às demandas de professores pesquisadores, empresas como Ambev, Aprosoja, Inpasa e Belagro, produtores rurais têm utilizado os serviços de análise do Centro Multiusuários.

Para a coordenadora do projeto, professora Madileine Francely Américo, essas parcerias têm se mostrado cada vez mais importantes. “Oferecemos a possibilidade de esses serviços serem realizados aqui mesmo em nossa região, com pesquisadores e equipamentos de ponta. Esse tipo de análise que antes esses parceiros precisavam levar para os grandes centros, agora é feito aqui, o que é muito importante”, enaltece.

O CPMUA atua com captação de recursos por meio de vários projetos de pesquisa, financiados por agências de fomento tradicionais como Finep, Fapemat, CNPq, além da própria UFMT. E também capta fomentos por meio de contratos com empresas.

“A Fundação Uniselva ajuda a captar o recurso e depois investir esse recurso. É importante ter essa possibilidade de gestão dos recursos e também o gerenciamento de compras”, reconhece Madileine Américo.

O Comitê Gestor do CPMUA conta com a participação de sete professores pesquisadores e mais de 20 professores que atuam direta ou indiretamente no projeto. “Vários professores utilizam os serviços do centro, pois o CPMUA está aberto a todos, inclusive conta com a participação de bolsistas de apoio técnico e técnica administrativa/financeira.  Estamos construindo essa cultura de usar a estrutura da universidade, a expertise de nossos pesquisadores, para atender à comunidade tanto interna quanto externa”, completa.