Uniselva importa equipamento para análise de mercúrio destinado a laboratório da UFMT

  18/06/2025    

Aquisição representa maior capacidade tecnológica para estudos ambientais e de saúde pública relacionados à contaminação pelo metal 

Por meio de importação, realizada pela Fundação Unisleva, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) acaba de receber um dos mais modernos equipamentos disponíveis no mundo para análise de mercúrio: o analisador portátil RA-915M, da marca canadense Lumex. A aquisição ocorreu por meio de projeto gerenciado pela Fundação e financiado pela Finep. Com o valor total de 55 mil dólares, o analisador representa uma importante atualização tecnológica para a universidade. Conforme declara o professor Ricardo Tortorela, integrante do Laboratório Integrado de Pesquisa em Química (Lipeq), localizado no campus de Sinop e coordenador do Laboratório de Metais Traço. 

Utilizando espectrometria de absorção atômica com correção Zeeman, o RA-915M permite análises diretas, sem necessidade de preparo de amostras, uso de reagentes químicos perigosos ou gases engarrafados. Conforme explica o docente, isso se traduz em maior agilidade nos processos laboratoriais e significativa economia de recursos. Segundo o fabricante, o tempo de análise é de apenas 60 segundos em matrizes sólidas ou líquidas, quando acoplado aos acessórios adequados.   

Portátil e de operação simples, o equipamento pode ser levado a campo para medições em ar, solo, água, plantas, tecidos biológicos e alimentos, ampliando as possibilidades de pesquisa e monitoramento ambiental. 

“Esse é o que há de mais avançado no mercado para a análise de mercúrio. Ele permitirá desde o monitoramento ambiental de áreas afetadas por garimpos de ouro até estudos epidemiológicos com populações expostas ao metal, como comunidades indígenas. Também poderá ser usado para avaliar contaminações em peixes, animais silvestres e em alimentos”, explica Tortorela. 

No Brasil, equipamentos desse tipo ainda são raros. Um dos poucos existentes está na Unicamp. A chegada do analisador à UFMT coloca a universidade entre as instituições com maior capacidade tecnológica para estudos ambientais e de saúde pública relacionados à contaminação por mercúrio. 

A aquisição reforça o papel da Fundação Uniselva no apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico da UFMT, promovendo avanços na infraestrutura de pesquisa da instituição.