Superintendente da Fundação Uniselva e coordenador da EdUFMT apresentam iniciativas da editora para o interior durante visita ao Campus Araguaia

  11/06/2025    

visita ao Campus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Na manhã desta terça-feira (11), o superintendente da Fundação Uniselva, professor Sérgio Allemand, e do coordenador da Editora da UFMT (EdUFMT), professor Osvaldo Rodrigues,  iniciaram visita ao Campus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para apresentar uma proposta de expansão e descentralização das atividades da Editora. A visita institucional contou com a presença do prefeito do Campus Cuiabá, Paulino Simão de Barros, que também participou de reunião com a pró-reitora Paula Carvalho e o assessor da pró-reitoria, Bruno Ribeiro, em Barra do Garças.

A iniciativa prevê realizar no Campus Araguaia um projeto-piloto de interiorização e fortalecimento das ações da editora universitária, inspirado no modelo bem-sucedido da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que mantém uma forte parceria entre a sua fundação de apoio e a editora universitária. “A UFSCar conseguiu consolidar uma editora ativa, com comercialização própria dentro do campus, e queremos seguir esse bom exemplo. Barra do Garças servirá como modelo para a revitalização e descentralização da EdUFMT, aproximando-a das comunidades acadêmicas dos campi da UFMT no interior de Mato Grosso”, afirmou Sérgio Allemand.

Durante a reunião, o professor Osvaldo Rodrigues destacou que a participação da EdUFMT em eventos acadêmicos, feiras de livros e atividades culturais, dentro e fora da universidade, será essencial para o fortalecimento da editora. Ele também anunciou a intenção de lançar editais específicos para publicação de obras de autores locais. “Com esse projeto EdUFMT Itinerante, queremos valorizar a produção literária e acadêmica da região, possibilitando que escritores e pesquisadores publiquem suas obras pela Editora da UFMT”, completou.

A pró-reitora Paula Carvalho reforçou a importância de estabelecer diálogos com as administrações municipais da região, dentre eles Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças, como forma de ampliar as parcerias para publicações e atividades culturais conjuntas. “Esse contato com as secretarias municipais de cultura será estratégico para integrar ainda mais a universidade com a comunidade”, destacou.

Visita ao secretário de cultura

A comitiva também se reuniu com o secretário de Cultura de Barra do Garças, José Roberto Ribeiro, que se mostrou entusiasmado com a proposta e garantiu apoio institucional. “Vamos disponibilizar nosso calendário municipal de eventos para que a Editora da UFMT possa se programar e escolher os momentos mais oportunos para participar. Vamos fazer um trabalho em conjunto”, disse o secretário.

Além desses encontros, o professor Osvaldo Rodrigues se reuniu com diretores de institutos do Campus Araguaia, que apresentaram diversas sugestões para reforçar a atuação da EdUFMT junto à comunidade acadêmica. Participaram da conversa os professores Bruno Zuchero e Geruza Silva de Oliveira (ICHS/CUA), Carlos Lopes Silveira (ICET/CUA) e Eliane Augusto Ndiaye (ICBS/CUA).

Mostra de Cursos, Extensão e Cultura

Como resultado das discussões, ficou definida a participação da Editora da UFMT na Mostra de Cursos, Extensão e Cultura do Campus Araguaia, marcada para os dias 1 e 2 de setembro de 2025. O evento contará com um estande exclusivo da EdUFMT, exibindo e comercializando livros de sua produção.

O prefeito do Campus da UFMT de Cuiabá, Paulino Simão, também aproveitou a visita para estreitar o relacionamento com os servidores da Prefeitura do Campus Araguaia e destacou a importância de iniciativas como essa para a valorização da cultura acadêmica e regional. Ele ainda fez questão de enaltecer a presença da reitora Marluce Souza na abertura da Mostra de Cursos no Campus Araguaia.

A proposta EdUFMT Itinerante marca mais um passo no esforço da UFMT e da Fundação Uniselva em promover a interiorização de suas ações e fortalecer o vínculo entre a universidade e as comunidades onde está inserida.