Fundação Uniselva e UFMT apresentam proposta para projeto com a SETASC
13/05/2025
Nesta segunda-feira, 12 de maio, o diretor-geral da Fundação Uniselva, professor José Jaconias e a gerente de Captação, Janaína Queiroz, acompanhados de docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foram recebidos pela secretária da Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania (SETASC), Grasielle Paes e pela secretaria adjunta de Assistência Social e Políticas para as Mulheres, Miranir Januário, para uma reunião sobre a parceria para projetos em comum.
Na ocasião, a foi realizada a apresentação da proposta para pesquisas sobre trabalho infantil e violência contra a mulher, realizada pela professora Ruteleia Souza, do Departamento de Serviço Social da UFMT, que contou com as contribuições das professoras Virgínia Amorim, Irenilda Santos e, representando a Faculdade de Direito, a técnica administrativa em educação, Elene Martins; e o professor Henrique Roge da Silva, da Faculdade de Economia da Universidade.
As tratativas para a parceria tiveram início em fevereiro, quando a universidade e a Uniselva, estiveram reunidas com a SETASC para discutir as possibilidades para a realização da pesquisa. O objetivo do trabalho é compreender a realidade do trabalho infantil e da violência contra a mulher em Mato Grosso e traçar um plano de ação para combatê-los. Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua de 2023, o estado ocupa a terceira posição no ranking nacional de casos de trabalho infantil, o que reforça a urgência de medidas concretas para a proteção de crianças e adolescentes.