Diretoria da Fundação Uniselva realiza visitas institucionais para intercâmbio de experiências
13/02/2025

A agenda contemplou encontros em uma universidade apoiada e em duas fundações, localizadas Minas Gerais
Neste mês de fevereiro, a diretoria-geral da Fundação Uniselva realizou uma série de visitas institucionais a entidades parceiras em Minas Gerais. A agenda contemplou encontros com representantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), da Fundação de Apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (Fadepe) e da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), em Viçosa. O objetivo foi fortalecer relações institucionais, compartilhar experiências e explorar novas oportunidades de cooperação.
O superintendente da Uniselva, professor Sérgio Allemand, iniciou o cronograma de visitas na Fadepe, onde foi recebido pelo diretor executivo, Marcos Tanure, e pela gerente geral, Josiane Lourdes. Durante a reunião, foram discutidas possíveis parcerias e compartilhadas experiências, especialmente em relação à atuação da entidade como fundação de apoio do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), mesmo com a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Outro ponto destacado foi a expertise da Fadepe nos processos de importação e exportação para a UFJF e demais instituições apoiadas. "Eles possuem um serviço de importação e exportação eficiente e de qualidade, sem complicações, e se colocaram à disposição para receber membros da Uniselva para uma imersão ou até mesmo para virem até nós compartilhar essa experiência", destacou Allemand.
Na UFSJ, a diretoria da Uniselva foi recebida pelo reitor, professor Marcelo Pereira de Andrade, pelo chefe de gabinete, professor Peter de Matos e demais gestores da universidade. "Nos apresentamos enquanto nova gestão e discutimos os principais projetos que administramos como fundação de apoio, além das possibilidades de novas parcerias", relatou o diretor-geral da Uniselva, professor José Jaconias. Na sequência, houve um encontro com a equipe do Setor de Convênios e Apoio à Projetos (Secap), no qual foram esclarecidas dúvidas sobre termos de parceria e contratos. Como desdobramento, está prevista para março uma apresentação online conduzida pela gerência de captação da Uniselva, destinada a professores da UFSJ, com o objetivo de demonstrar a atuação da Fundação e incentivar a submissão de projetos.

Encerrando a agenda, a diretoria visitou a Funarbe, em Viçosa, onde foi recebida por uma equipe composta pelo assessor jurídico, pela chefe de compras e outros gestores estratégicos. O encontro teve como foco a troca de informações sobre sistemas de informação, compliance, processos de compras e gestão de excedente de pesquisa. "Foi uma reunião muito produtiva, que nos abriu diversas possibilidades para aprimoramento da organização interna e da atuação da Uniselva", avaliou Jaconias.

A série de encontros reafirma o compromisso da Uniselva com a troca de boas práticas e o fortalecimento das fundações de apoio no cenário nacional. As visitas oportunidades para proporcionar aprendizados significativos e possibilidades de colaboração que poderão contribuir para a melhoria dos processos e serviços prestados pela instituição às universidades e institutos apoiados.