Fundação Uniselva realiza treinamento para desenvolvimento e aperfeiçoamento de sua equipe

  26/08/2024    

Dividida em três etapas, a ação destacou as habilidades e mecanismos que auxiliam no atendimento célere e eficiente, por meio de uma comunicação assertiva

Nessa última semana, a equipe da Fundação Uniselva participou do treinamento “desenvolvimento de equipes: relação interpessoal e comunicação assertiva”, executado em três etapas, nos dias 14, 21 e 22 de agosto. 

Além de promover conhecimento, a ação teve objetivo de aprimorar os serviços de gerenciamento de projetos e os atendimentos internos da instituição. Para isso, contou com a analista comportamental Meire Falcão, treinadora especialista em gestão estratégica do serviço público e graduada em marketing de varejo.

Essa iniciativa integra um cronograma de ações voltadas para o desenvolvimento da equipe, conforme salienta o diretor da fundação, professor Joanis Zervoudakis.

“Nossa gestão sempre foi pautada em compreender e proporcionar as melhores condições de trabalho para as pessoas colaboradoras da Uniselva. São elas que estão na linha de frente do atendimento ao público dos projetos que gerenciamos. Temos o compromisso com uma agenda de crescimento e o desenvolvimento de nossa equipe é uma prioridade contínua”, ressalta o gestor.

No primeiro dia, foram abordadas as características de um bom atendimento, com ênfase nas habilidades e mecanismos que auxiliam no diagnóstico célere e eficiente. Para fixação do conteúdo, os participantes puderam esclarecer dúvidas e realizar atividades interativas. 

Na avaliação de Ellen Cristie dos Santos, analista de Recursos Humanos, a ação foi proveitosa e abordou pontos essenciais para aperfeiçoar o atendimento ao público, clientes e fornecedores.

“O treinamento me proporcionou valiosas percepções sobre como melhorar minha comunicação com as pessoas com quem interajo diariamente no trabalho e na vida pessoal. Buscar compreender o outro e as suas necessidades é determinante para oferecermos um atendimento de excelência a todos”, disse.

Para as etapas seguintes, discutiu-se os pilares da comunicação assertiva, que permitem reduzir ruídos e aumentar a taxa de sucesso na execução de tarefas cotidianas, além de construir relação de confiança e de cooperação entre os pares.

Na opinião da coordenadora do Núcleo de Acompanhamento, Jéssica Azevedo, a dinâmica adotada foi eficaz pois proporcionou integração entre os colaboradores.

“Essa oportunidade gerou uma aproximação muito positiva entre nossos setores e colaboradores. Isso é muito importante para que cada um de nós, membros da Fundação Uniselva, consiga enxergar que somos todos um só time”, declara.

Aspectos ligados à estruturação de metas, objetivos e boas práticas também foram trabalhados pela treinadora. Nas palavras de Meire, o treinamento proporcionou “ferramentas, insights, trocas e momentos que vão apoiar a jornada da fundação rumo a uma comunicação cada vez mais eficaz.