Diretor da Uniselva participa de reunião da Câmara Setorial Temática que discute tecnologia e inovação no agronegócio

09/05/2023    ANGELO VARELA / ALMT

Professor Joanis é pesquisador e professor da área e foi convidado pelo relator da câmara setorial, professor Ailton Terezo

O diretor da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, participou nesta segunda-feira (08.05) da primeira reunião da Câmara Setorial Temática do Agro da Assembleia Legislativa, que discute tecnologia e inovação no agronegócio. O convite foi feito pelo relator da câmara, professor do curso de Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ailton Terezo.

Enquanto pesquisador e docente da área, professor Joanis explicou que a câmara setorial é um importante espaço para discutir avanços no agronegócio, tão presente em nosso estado. Além disso, o conhecimento ali discutido pode até mesmo orientar o Estado em pesquisas e inovação, além de fomento ao pequeno e grande agricultor e pecuarista.

Na ocasião, os participantes também contaram com a palestra “Produtividade, inovação e sustentabilidade no agronegócio brasileiro”, ministrada pelo representante do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho. O palestrante destacou dados que indicam liderança brasileira no quesito aumento de produtividade da agricultura em relação a outros países, o que ele relacionou a investimentos em ciência e tecnologia.

Um exemplo desse incremento na produção é que o número de quilos de grãos produzidos por hectare de 1258 em 1977 para 3822 no ano de 2022. “A produtividade mais que triplicou, enquanto a área plantada não chegou a dobrar”, ressaltou. Por outro lado, o economista falou sobre dificuldades trazidas pela falta de regularização fundiária que atinge a muitos pequenos produtores. O convidado sustentou que o acesso a crédito e tecnologias não chega a essas pessoas.

Além de Joanis e Ailton, também participaram da comissão representando a UFMT o professor de Química, Adriano Buzutti e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical, professora Katiuchia Takeushi.

*Com informações da Assessoria ALMT