Nobel da Paz, Rattan Lal, participa de eventos apoiados pela Uniselva no norte do estado

11/05/2022

Premiado com o Nobel da Paz, em 2007, como membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), ao lado do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, o cientista e professor emérito da Universidade de Ohio, EUA, Rattan Lal, será um dos palestrantes do Dia de Campo da 4ª Vitrine Tecnológica Agrícola que será realizado em Juara, região norte do estado, neste sábado (14), logo após o 4º Encontro Técnico de Atualização, que ocorre entre hoje (11) e sexta-feira (13).

Relacionadas:
Inscrições abertas para eventos sobre atualidades da produção agropecuária na Amazônia mato-grossense

Às 8h10 (no horário local), o pesquisador irá abordar o Manejo da Saúde do Solo para uma Agricultura Sustentável. Rattan Lal é considerado um dos maiores cientistas de solos do mundo, sendo reconhecido por sua intensiva e centrada pesquisa para aprimoramento da saúde do solo, transformando técnicas como as culturas de cobertura, plantio direto e agroflorestas.

Em 2020, ele também foi laureado com o Prêmio Mundial de Alimentação. Na ocasião, a Fundação responsável pela entrega do prêmio – a World Food Prize Foundation – destacou sua trajetória e contribuições.

– “Ao longo de sua carreira de mais de cinco décadas e em quatro continentes, o doutor Lal promoveu técnicas inovadoras de economia de solo, beneficiando os meios de subsistência de mais de 500 milhões de pequenos agricultores, melhorando a segurança alimentar e nutricional de mais de dois bilhões de pessoas e economizando centenas de milhões de hectares de ecossistemas tropicais naturais”.

Eventos

O 4º Encontro Técnico de Atualização e o Dia de Campo da 4ª Vitrine Tecnológica Agrícola serão realizados pelo Programa Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Sustentabilidade Agropecuária (AgriSciences), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Sinop, com apoio da Fundação Uniselva e demais parcerias.

Ambos os eventos serão presenciais e abordarão as atualidades na integração de sistemas de cultivo e criação na Amazônia mato-grossense, tendo como público-alvo produtores rurais, técnicos e estudantes das proximidades.

O Encontro Técnico de Atualização acontece no Centro Cultural Savoine e o Dia de Campo será promovido na Unidade Demonstrativa Noroeste do Programa, localizada na Fazenda Santa Sofia.

Outras informações pelo WhatsApp Business, site, Instagram, Facebook ou pelo e-mail do AgriSciences "agrisciences@ufmt.br".

Também são parceiros na realização dos eventos o programa REM-MT (REDD Early Movers Mato Grosso), o Projeto Rural Sustentável – Cerrado, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e das universidades de Minnesota e Estadual de Ohio, dos Estados Unidos.