Sobre a Fundação Uniselva

Quem somos

A Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Fundação Uniselva - é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, criada por professores da UFMT em consonância com a Lei n° 8.958/94 e nos termos da Resolução CD 135/97 de 23 de dezembro de 1997.

Instalada em 10 de junho de 2002, tem por objetivo apoiar as inúmeras atividades da UFMT no âmbito dos projetos ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação, mediante a gestão administrativa, financeira necessária à execução desses projetos.

Sede da Fundação Uniselva, localizada no campus da UFMT em Cuiabá.

Missão, Visão e Valores

Missão

Apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFMT, bem como prestar iguais serviços à sociedade em projetos de mesma área de abrangência, de interesse público ou coletivo.

Visão

Ser reconhecida como marco de excelência na gestão de projetos no campo do ensino, pesquisa e extensão.

Valores

• Ética – Compromisso com os princípios éticos em sua prática cotidiana, respeitando e zelando pelos valores e imagem da Fundação e atuando em defesa dos interesses tanto da entidade, quanto da instituição apoiada, parceiros e beneficiários;
  • Credibilidade – Condução de suas atividades com integridade, transparência, adotando regras explícitas acerca do trabalho desenvolvido;
  • Transparência - Respeito ao interesse público conferindo publicidade nos seus procedimentos com ênfase nas prestações de contas de seus atos;
  • Imparcialidade – Adoção de uma postura imparcial e comprometida com sua missão de apoiar a UFMT e suas atividades suplementares;
  • Respeito às pessoas – Desenvolvimento de todas as suas atividades respeitando a diversidade de gênero, credo e opinião;
  • Construção do conhecimento – Compromisso com a disseminação do conhecimento produzido pela academia, rica fonte de informação e capacitação para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e de novas tecnologias.

O que fazemos

Criada com o objetivo de dar apoio aos projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação da UFMT, a Fundação Uniselva além de colaborar para o desenvolvimento da comunidade acadêmica, propiciar atividades que ampliem os conhecimentos científicos e culturais, colocando-os ao alcance de toda a sociedade, tem seu crescimento intrinsecamente relacionado ao crescimento da UFMT, seja participando da construção de importantes projetos ou presente em momentos significativos da instituição apoiada.

A maior atividade da Fundação Uniselva se expressa na gerência técnico-administrativa de projetos ou de apoio e prestação de serviços nas diversas áreas do conhecimento. Todas as atividades devem estar em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMT.

Contamos com uma equipe de colaboradores capacitada para prestar apoio às diversas demandas oriundas da instituição apoiada, seja na condução dos procedimentos exigidos pelas agências de financiamento e fomento, nacionais e internacionais, para aprovação de projetos por elas financiados, seja no assessoramento à elaboração de projetos compatíveis com tais fontes e gerenciamento dos recursos obtidos, com administração individualizada para cada projeto, além da prestação de outros serviços.

Estrutura

A estrutura deliberativa e administrativa da Fundação Uniselva é composta pelo Conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, cujos membros exercem suas funções gratuitamente, ou seja, sem vantagem pecuniária decorrentes desta condição.

Conselho Curador

Presidido pelo Reitor (a) da UFMT, o Conselho Curador é composto por seis conselheiros, além do (a) presidente, e é responsável pelo orçamento e o plano de trabalho da Fundação para cada exercício financeiro, a elaboração do Regimento Interno e seu funcionamento, a aprovação de prestação de contas da Diretoria Executiva após parecer do Conselho Fiscal, dentre outras funções.

Atual composição do Conselho Curador da Fundação Uniselva

Cristiano Maciel

Patrícia Silva Osório

Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso

Antônio José de Amorim
Representante do Conselho Diretor da UFMT

Bianca Borsatto Galera
Representante do Conselho Universitário da UFMT (Consuni)

Josiel Maimone de Figueiredo
Representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT (Consepe)

Millene Chaves da Silva
Representante da Sociedade Civil de Mato Grosso

Conselho Fiscal

Ao Conselho Fiscal, composto por cinco conselheiros, compete acompanhar e fiscalizar a gestão financeira da entidade, zelando pela exatidão no emprego de seus recursos e emitindo parecer sobre as contas anuais a serem apresentadas ao Conselho Curador, entre outras responsabilidades previstas no Estatuto da entidade.

Atual composição do Conselho Fiscal da Fundação Uniselva

Giseli Alves Silvente
Representante da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAeCC)

Einstein Lemos de Aguiar

Marcos Prado de Albuquerque
Representante do Conselho Diretor da UFMT

Roberto Lopes de Souza
Representante do Conselho Universitário da UFMT (Consuni)

Sergio Roberto de Paulo
Representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT (Consepe)

Diretoria Executiva

É composta pelo diretor-geral, que exerce também a função de diretor adjunto, enquanto o cargo permanecer vago. A Diretoria executiva é apoiada pela Superintendência, que gerencia os trabalhos das Áreas de Compras, Contabilidade, Financeira, Importação, Licitação, Núcleo de Processamento de Dados, Prestação de Contas, Projetos, Recursos Humanos e Secretaria.

O diretor-geral Cristiano Maciel e a superintendente Sandra Maria Coelho Martins compõem a atual Diretoria Executiva da Fundação Uniselva.
Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Campus UFMT - Boa Esperança - CEP 78060-900 - Cuiabá - MT - CNPJ 04.845.150/0001-57 - Telefone: (65) 3318-9800